Você sabe o que é Retrofit?

Retrofit é um termo utilizado na arquitetura e engenharia para designar uma modernização em algum elemento mais antigo ou ultrapassado. Significa “colocar o antigo em forma” Pode ser utilizado em variados tipos de equipamentos. Por exemplo: em instalações elétricas, hidráulicas, sistemas de iluminação, fachadas e outros.

O Retrofit surgiu na Europa como uma inovação e solução para construções antigas. As cidades desse continente, geralmente, são milenares, com prédios, casas e edificações em um formato ultrapassado. Sendo assim, o retrofit surgiu, como uma forma de resolver esse problema, proporcionando um aumento no tempo de vida útil desses monumentos.

Por serem construções antigas, elas possuem valor cultural e se tornam importante para o contexto histórico do local, não somente na Europa, mas em qualquer lugar do mundo. Como forma de proteger a memória da história e cultura do lugar.

Não haveria solução melhor, pois essas construções, muitas vezes, são inutilizadas. Modernizar é uma forma de preservar e conservar por mais alguns milhares de anos e deixá-los com utilidade e funcionalidade. No mundo inteiro existem muitos locais com construções históricas paradas, devido a falta de conservação e impossibilidade de uso.

Para as construções, o retrofit é uma forma de dar vida ao imóvel, através da aplicação de elementos mais modernos e tecnológicos, com qualidade avançada.  Esse mercado de revitalização está em alta devido essa necessidade, pois muitas construções não podem ser demolidas porque possuem valor cultural.  Saiba também sobre fachadas..

O retrofit reestabelece uma utilidade e intensifica a beleza de uma construção mais antiga, comenta Louise Melo, arquiteta e gerente de projetos da Maelco.

Alguns benefícios do uso do retrofit

  • Alterar a função/uso original do imóvel

Quando uma construção passa por esse processo, nem sempre ela terá a mesma utilização e funcionalidade.  Existem vários exemplos de transformações, onde a construção se transforma em outra utilidade, seja comercial ou residencial.

  • Atualizar e reformar

O retrofit pode intervir no sistema hidráulico, sistema elétrico, elevadores, soluções para fachadas, áreas de circulação, segurança do local e outros. Em alguns casos são instaladas fachadas ventiladas (linkar texto fachada ventilada), que é uma das melhores opções em questão de durabilidade e sustentabilidade.

  • Solução econômica e sustentável

Chega um ponto que a construção está com um custo de manutenção muito elevado. Esse é momento ideal de criar um projeto retroofit, pois com o passar do tempo, ele vai recuperar o custo de reparo. Os gastos com manutenção vão reduzir e a construção vai funcionar de forma eficiente, além de poder conseguir a certificação leed e agregar valor ao imóvel. Em casos onde o imóvel não está sendo utilizado, se torna uma ótima oportunidade de investir em um negócio ou até mesmo ceder o espaço para outra empresa. Leia mais sobre fachadas sustentáveis.

  • Preservação de história e memória

Por trás da maioria das construções existe uma história e uma memória a ser preservada. Por exemplo, o Brasil é um país colonial e, em muitas cidades as construções são clássicas e consideradas monumentos históricos. Essas cidades representam o estilo colonial e a maior parte delas possuem um centro histórico, que apesar de ser utilizado e habitado são considerados patrimônio público.

  • Correções

O retrofit também serve como correções de distorções acumuladas pelo tempo na edificação, preservando a estrutura e o valor cultural.

Como fazer um projeto de retrofit?

O arquiteto projetista tem um papel significativo para a transformação da edificação. Será necessário um estudo inicial, para criar um projeto de retrofit em cima dele. O especialista fará o recálculo de carga térmica e solar, elaboração dos estudos preliminares de viabilidade econômica e técnica, avaliação da relação custo-benefício, elaboração do projeto, entre outros. Todas essas informações são imprescindíveis para a construção de um projeto de retrofit eficiente e que atenda a expectativa do cliente.

Existem diversos escritórios especializados somente nessa técnica.

Retrofit de fachada

O retrofit pode ser realizado em várias partes da edificação. Uma das partes mais solicitadas é na fachada. Uma das principais implementações é de vidros, brises ou uma fachada ventilada, desde que o novo sistema possua um maior controle solar.

  • Retrofit urbano

O retrofit não se limita a edifícios ou casas, e pode ser aplicado em áreas grandes e urbanas. Existem muitos casos de revitalização que abrange espaços imensos, no qual a modernização passa das construções comerciais e residenciais e vai para as ruas. A partir daí há um renascimento de uma área completa, que pode ou não manter sua função original. Geralmente, há uma transformação da utilidade e finalidade do local.

Inserir exemplo de retrofit com legenda

Curiosidade: Retrofit não é reforma e nem reconstrução. É importante esclarecer que o retrofit é como um renascimento, no qual  os sistemas são atualizados e renovados para o atual, apesar de continuar com a estrutura antiga.

Exemplos de retrofit:

Antes do Retrofit
Depois do Retrofi

Baixe nosso E-book Como Escolher o Revestimento para sua Fachada

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário