Você sabe quais forros existem? o forro é um revestimento do teto, a parte de projeto arquitetônico feita para diminuir o volume do ambiente, promover isolamento térmico e acústico, diminuindo o som do ambiente, esconder instalações elétricas, hidráulicas e suporte para iluminação. E também para trazer uma boa estética, com um acabamento sofisticado , pois ninguém quer um telhado com a parte interna descoberta. Além de ficar feio, deixa o ambiente sem conforto nenhum.  A cor também é um elemento importante para a iluminação do ambiente

Esses forros possuem um mercado bem amplo e podem ser construídos com vários tipos de materiais e em vários tipos diferentes. A escolha vai depender do projeto, da viabilidade e recurso financeiro disponível. Nesse artigo, mostraremos os tipos de forros de tetos mais utilizados nas construções.

Baixe nosso E-book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada

Forro de Gesso

O gesso é um dos materiais de construção mais antigo. É um insumo bem utilizado na construção: o pó de sulfato de cálcio, é um material inorgânico e encontrado na natureza. No Brasil, geralmente, são disponíveis em terrenos cretáceos de formação marinha, principalmente no Nordeste.

É um dos forros mais simples que existem. Sua aplicação é prática, não gera sujeira em excesso, além disso possui ótima resistência a umidade, fácil limpeza, boa durabilidade e não exige tanta manutenção. O custo benefício dessa opção de forro é excelente.

No entanto, a qualidade acústica é inferior, assim como a estética, que é bem simples.

Forro de PVC

O PVC (policloreto de polivinila) é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo. Ele possui variados tipos de aplicação, como na construção.

Cerca de 62% do consumo de PVC no Brasil é voltado para construção civil.

Os forros em PVC são montados sob estruturas metálicas ou de madeiras e, são aplicados em áreas internas e externas. Esse material é bem resistente, podendo ser utilizados em locais com mais umidade e exposição a água.  Há três tipos de forro de PVC: liso (para ambientes internos), frisados (para ambientes externos) e especial (revestido por películas que aparentam ser outros materiais).

Também possui excelente resistência, facilidade de limpeza, facilidade de fabricação, não necessita de manutenção periódica. No entanto, deixa a desejar na estética e na proteção acústica.

Forro de Madeira

A madeira é sempre sinônimo de autenticidade, sofisticação e equilíbrio. Quando se procura por estética, o forro de madeira é uma excelente opção. Além da beleza, ele possui boa reflexão de som, o controle acústico que o material oferece, possibilita a construção de um local confortável e leve. Devido essa eficiência, ele é bem comum em palcos, salas de danças e espetáculos.

As principais desvantagens e que não é resistente a umidade e ao fogo, e precisará de manutenção periódica. Além do custo do material ser superior aos outros.

Forro Metálico

Os forros metálicos, geralmente, são utilizados em ambientes de grande porte, para fins comerciais e turísticos, como aeroportos, fábricas, rodoviárias, entre outros. 

Um dos benefícios desse material, é que ele é altamente resistente a ambientes destrutivos.

Os materiais utilizados para a fabricação desses forros são variáveis, no entanto, o mais utilizado é o alumínio, principalmente, pela sua resistência a oxidação.

Conheça nossos forros metálicos.

  • Desvantagens do forro metálico

A principal desvantagem do forro metálico é que o isolamento acústico é bem inferior em relação aos outros materiais. Por isso são mais utilizados em locais que não necessitem de tanto controle sonoro.

Forro de Minerais

Os painéis minerais são práticos e versáteis. É um material fabricado por minérios brutos, principalmente rochas. Um forro de mineral oferece ao ambiente uma excelente proteção térmica e acústica. Além disso, possui uma ação fungicida e bactericida. Conheça nossos forros minerais.

Geralmente, é nas cores brancas e pretas, e em formato de painéis quadrados e retangulares. É muito utilizado em construções corporativas, como escritórios, lojas, bibliotecas, escolas e outros.

A principal vantagem é que as possibilidades de texturas e acabamento permite uma estética agradável e sofisticada ao ambiente.

Baixe nosso E-book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário