No mundo da engenharia e da arquitetura, um novo modelo de fachada vem ganhando força entre os profissionais. Nesse caso, estamos falando das fachadas têxteis microclimáticas.

É indicada principalmente para revestimento de fachadas como retrofits de edifícios e garante um bom trabalho de personalização. Assim, o engenheiro da Toldovela Brasil falou sobre a inovação:

“É um elemento arquitetônico composto por tecidos tensionados em poliéster de alta tenacidade e revestidos com compostos de PVC. Sua estrutura perfurada permite controlar a passagem de luz, de calor e de ar, oferecendo conforto térmico, proteção solar e estética diferenciada”.

Pensando nisso, o material vem ganhando muita força nos últimos meses dentro do mercado, exatamente pelos diferenciais apresentados. Assim, basta conhecer um pouco mais sobre a peça para entender os motivos desse crescimento.

A preocupação fica a carga da sua instalação, que precisa ser feita por quem entende de cargas do vento e das resistências. Para isso, nada que uma empresa especializada no assunto não consiga oferecer.

Para a manutenção, é bastante simples, apenas a limpeza regular. Mesmo assim, o ideal é ter orientações para saber a melhor forma de conduzir o processo.

O que são fachadas Têxteis microclimáticas?

Em resumo, trata-se de um sistema composto por uma espécie de membrana têxtil com algumas perfurações. Assim, é instalada pelo lado externo da construção, localizada a poucos centímetros da parede propriamente dita.

Quanto a tensão, fica a cargo de perfis de alumínios. Já para a instalação, o recomendado é o mais básico possível: profissionais qualificados e empresas especializadas.

Por outro lado, a limpeza pode ser realizada com mais facilidade, usando água e detergente neutro. Além deles, usar também um material não abrasivo para aplicação direta.

A principal razão para o uso das fachadas têxteis microclimáticas vem sendo a possibilidade de reduzir a passagem de calor do que vem de fora para dentro das construções. Além disso, evitar também o prejuízo de iluminação.

Diferenciais e vantagens da Fachada Microclimática

Existem diversas vantagens no uso da fachada têxtil microclimática, principalmente no que diz respeito a sustentabilidade. Afinal, estamos falando de um modelo que pode ser usado para obter o selo Leadership in Energy and Environmental Desing.

Ou seja, o selo de sustentabilidade para edificações. Dessa forma, a edificação já nasce com uma importante representatividade no ramo. Nesse caso, ocorre pela dissipação do calor por meio da reflexão e da absorção.

Com isso, acaba reduzindo e muito o consumo de energia elétrica, já que as incidências de calor são bem menores que o normal. Assim, o uso de ventiladores e ar-condicionado também diminui gradativamente.

Dessa forma, podemos entender que o diferencial no quesito sustentabilidade está, principalmente, no conforto térmico que a fachada pode causar. Afinal, existe um provimento natural de sombra da fachada graças ao seu sistema interno.

Layout

Outro grande diferencial da fachada microclimática é a capacidade de se adaptar ao design escolhido, podendo ser criada com cores diversas ou tratamentos diferentes. Dessa forma, o cliente pode optar por algo mais metálico ou perolizado.

Além disso, uma grande possibilidade de layout diferenciado é a impressão de imagens diretamente na fachada. Assim, causa um impacto mais pessoal e mais diferenciado no layout como um todo.

A possibilidade de impressão de imagens é sem dúvidas algo fascinante para um produto da construção civil, ainda mais com a tecnologia que a fachada microclimática traz consigo.

Proteção

Seguindo nos diferenciais das fachadas têxteis microclimáticas, existe ainda o fator de proteção que as mesmas oferecem. Nesse caso, existe um tratamento para retardamento de qualquer chama que entre em contato.

Por outro lado, também ocorre um tratamento para proteção de raios ultravioletas, fungos e quaisquer outros agentes corrosivos. Ou seja, acaba funcionando como uma grande segurança a mais para a edificação.

Flexibilidade

A flexibilidade é considerada uma das principais razões para usar esse tipo de fachada, já que pode ser usada em novas construções, mas também pode ser usada em reconstruções. Com isso, possui uma capacidade muito grande de se adaptar a diferentes ideias.

Para tanto, usa-se um sistema de adaptação interno, onde se adequa a qualquer dimensão ou formato que se deseje utilizar. Além disso, também se adequa ao material da fachada propriamente dita.

Por exemplo, a fachada microclimática pode se aplicar em cima de alvenarias, fachadas metálicas ou até mesmo com vidro. Ou seja, é excelente para quem busca a qualidade do material mas não abre mão do projeto inicial.

Hoje em dia, é muito comum ver projetos precisarem ser mudados por conta do material da fachada, o que acaba causando prejuízos em geral. Por isso, a microclimática chega para tentar ajustar esse gargalo da construção civil.

Um ponto importante de se destacar é que mesmo com essa adaptação, a fachada possui capacidade de não causar nenhum tipo de sobrecarga na estrutura original da parede. Dessa forma, acaba sendo uma excelente opção.

Quer saber mais sobre o tema? Consulte nosso blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário