Você já ouviu falar no método Marie Kondo?

Marie Kondo se tornou famosa no mundo inteiro, principalmente por causa do seu seriado na Netflix. Quem gosta de organização deve ficar louco. O sucesso dela vai além da plataforma de streaming, os vídeos do youtube organizando armários possuem milhares de visualizações. O segredo é colocar categorias para todas as coisas de casa. Como um guru da limpeza, ela coloca sentido em tudo que está a sua volta.

Assim como a Neuroarquitetura, esses métodos de organização são criados para desenvolver um bem estar e conforto para as pessoas que habitam nesses locais, sejam casas ou ambiente de trabalho. 

Se aquele elemento te fizer feliz, ele é mantido, se não, é excluído da sua vida. Se algo não for útil, deve ser descartado. Isso vale para qualquer coisa; roupas, papeis, livros e até mesmo objetos sentimentais, como fotos e lembranças. Esse é o principal lema da especialista.

Segundo Marie, se os truques forem utilizados, você perderá menos tempo procurando coisas e vai ter uma vida mais leve.

Quem é Marie Kondo?

Marie Kondo é uma especialista em organização, empresária e escritora, nascida em Tóquio (Japão). Ela escreveu quatro livros que foram traduzidos para mais de 40 línguas. Criadora do método Marie Kondo, a especialista conquistou até um programa na Netflix.

Ela foi incluída na lista de pessoas mais influentes do mundo da revista Time.

O Método Marie Kondo

O método é conhecido como KonMari, que consiste em uma organização que reúne e mantém somente as coisas que possam despertar felicidade. A distribuição dos objetos nos locais também faz parte método.  A limpeza e organização são as práticas essenciais do método, pois estão diretamente ligadas a energia das coisas.

O método freia o desejo de consumir, porque a partir dessa organização, você tem noção de quantas coisas inúteis possui, e com o tempo vai adquirindo a capacidade de selecionar sozinho o que realmente necessita dentro de casa.

Livros da autora

Marie ganhou milhões através dos seus livros que conquistaram o mundo inteiro. O The Life-Changing Magic of Tidying (2011), traduzido para o português como “A Mágica da Arrumação” é considerado um best-seller. Somente dois dos seus livros foram traduzidos para o português. O segundo é Isso me Traz Alegria .

Série Netflix

Em 2019, a plataforma de streaming Netflix lançou a série “Ordem na casa com Marie Condo”. Na séria, ela visita casas e auxilia famílias a identificarem os pertences que proporcionam felicidade. Ao longo do programa, ela orienta os moradores com dicas de como armazenar materiais, organizar armários, dobrar roupas, entre outras coisas.

Os quatro passos mágicos para manter a casa em ordem, segundo Marie Kondo

  • 1º Defina como gostaria que fosse sua casa

Para em algum momento para imaginar como você gostaria que fosse sua casa. Visualize cada detalhe, tanto móveis, decorações e pertences pessoais. Ao saber o que você deseja vai ficar mais fácil de deixá-la conforme essa ideia.

  • 2º Arrume tudo de uma vez só

Arrume tudo de uma vez só. Há pessoas que deixam para arrumar um espaço por dia, no entanto, ela pode levar meses e não conseguir deixar as coisas nos lugares.

  • 3º Organize por categoria, não por localização

Essa organização será realizada por categoria. Por exemplo se você começar nos livros, deverá arrumar todos eles até começar a pegar outros objetos para arrumar.

Outra dica é começar sempre pelas coisas mais fáceis, são as que geralmente estão espalhadas pela casa ou quarto.

  • 4º Livre-se do excesso

Durante essa arrumação, você irá ter contato com todos os objetos de forma individual, e esse momento é o de se perguntar “Esse objeto me faz feliz?”, se resposta for não, está na hora de descartá-lo. Alguns pesquisadores dizem que esse método pode ser aplicado na hora da compra.

Você deverá ficar somente com o que ama e o que te deixa feliz.

Mais dicas da Marie Konde

  • Arrume roupas na vertical;
  • Guarde bolsas uma dentro da outra;
  • Tente não comprar nada novo durante essa organização;
  • Esvazie gavetas e caixas com coisas aleatórias que nunca são utilizadas;
  • Jogue papéis que nunca serão mais utilizados, como manual de instrução e outros;

Há quem critique o método e afirma que não é aplicável em muitas realidades, como a dos brasileiros.

Baixe nosso E-book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário