O piso elevado é uma solução inovadora para as construções. Esse estilo surgiu para solucionar locais com excesso de cabeamento elétrico, como salas de sistemas, locais técnicos e de processamento de dados. É uma estrutura inteligente que eleva o chão de um ambiente, possibilitando a criação de um espaço para administrar esses cabos e tubulações. Saiba também sobre forros aqui.

Origem do piso elevado

A sua origem está diretamente ligada com a evolução da tecnologia. A instalação dos primeiros computadores gerou a necessidade de utilizar alguma plataforma suspensa, que possibilitasse fazer manutenção e acessar os cabos das grandes e novas máquinas, que iam transformar o mundo.  

Foi quando Augusto Coqueiro criou um sistema de placas modulares e intercambiáveis sobre pedestais que poderiam ser removidos, facilitando o acesso ao entrepiso, para manutenção dos equipamentos. Assim, Augusto e seu irmão criaram uma empresa totalmente voltada para fabricação de pisos elevados, ampliando seu catálogo e criando variedade no seu produto.

Piso elevado em empresas

É o sistema mais utilizado nos ambientes corporativos, em escritórios, empresas e locais com a utilização de muitos equipamentos tecnológicos.

Como funciona o sistema ?

São placas modulares encaixados em pedestais, criando um vão entre o piso e o contrapiso. As placas podem ser retiradas a qualquer momento para manutenção e também podem ser reutilizadas na mudança de locais e espaços.

Os materiais podem ser:

  • Porcelanato;
  • Carpete;
  • Piso laminado;
  • Granito.

Algumas vantagens:

  • Organização do sistema de rede e cabos;
  • Rápida instalação;
  • Facilidade de manutenção e limpeza;
  • Incorpora sistema de ar-condicionado;
  • Conforto ambiental, proporcionando maior produtividade.

Além disso, o piso elevado pode oferecer, também, conforto térmico, pois o espaço entre o piso e o contrapiso pode desempenhar a função de colchão de ar, através de difusores acoplados ao piso.

Piso Elevado Interno

É o mais utilizado em empresas, devido ao excesso de cabeamento que existe nos sistemas telefônicos e de informática de ambientes corporativos.

Piso Elevado Externo

O sistema para áreas externas possui as mesmas funcionalidades do interno, se diferenciando apenas pela inclusão de um sistema para escoamento de água.

Baixe nosso E-book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário