Atualmente, as fachadas de casas mais modernas cada vez mais recebem revestimentos nobres, focados principalmente em resistência. Com isso, fica cada vez mais aberto para projetos ousados e únicos por parte dos arquitetos.

Essa preocupação ocorre principalmente pela velha frase de “a primeira impressão é a que fica”. Ou seja, uma fachada residencial bem construída é garantia de ter bons olhos de quem passar por ali.

Pensando por esse lado, fica evidente a importância da escolha da fachada quando se fala de projeto arquitetônico para residência. Hoje em dia, essa fachada precisa ser não só bonita, mas funcional e com o melhor que o mercado possa oferecer de tecnologias, buscando modernidade.

O revestimento possui uma função muito importante para o uso do imóvel, controlar a climatização dentro do local, além de ser um filtro de luz. Da mesma maneira, o som também acaba sendo diretamente impactado.

É importante ressaltar que no que diz respeito a cores e formatos, tudo depende de gosto e vontade dos responsáveis pelo projeto. Com isso, o que não faltam são opções de desing e gosto.

Quais as opções de novidade e modernidade das fachadas?

Muito se fala sobre as novidades e as opções que estão rodando o mercado. Mas, você de fato conhece essas novidades?

Abaixo, trouxemos os principais modelos e um pouco sobre cada um deles. Em geral, a área das fachadas residenciais vem crescendo cada vez mais, e novos modelos devem continuar surgindo.

Hoje em dia, a principal motivação para a criação de novos modelos está na exigência cada vez maior principalmente no quesito design. Atualmente, as pessoas vem buscando exclusividades e peças consideradas únicas.

Com isso, é de se esperar que as principais montadoras estejam focadas em apresentar, cada vez mais, soluções inovadoras e diferenciais para cada cliente.

Fachadas Side Wall

O modelo side wall é feito de poliuretano ou poliestileno, sendo um grande painel com isolamento térmico. Para o poliuretano a opção é por densidade de 35 ou 50 quilogramas com espessuras de 15 ou 20 milímetros.

Já para o poliestileno, temos possibilidade de expandir com a densidade a 15 quilogramas e a espessura de 20 milímetros. Atualmente, seu uso se dá em construções antigas, onde consegue repaginar e dar um novo visual para o local.

Além disso, é bastante usado em fachadas mais planas.

Screenpanel

A screenpanel é um revestimento criado pela Hunter Douglas, e é usado para o sentido vertical das construções. Por conta disso, pode se usar tanto na parte interna quanto na parte externa.

Quanto ao seu design de uso, a sua composição permite que seja criada uma série de perfurações. Entretanto, se você é do tipo mais tradicional, ele também permite o uso de um material liso.

O que torna o screenpanel único e muito procurado é sua capacidade de receber imagens diretamente para o painel. Ou seja, você consegue personalizar sua fachada da forma que preferir, garantindo uma exclusividade do seu uso.

Miniwave

O miniwave também foi criado pela Hunter Douglas, mas dessa vez estamos diante de um revestimento com ondulações, sendo este um dos mais versáteis da nossa lista. Afinal, você pode usar um minwave na horizontal ou na vertical, além de ser interno ou externo.

Assim como o screenpanell, o miniwave pode ser escolhido tanto com perfuração quanto em aspecto liso, a depender do gosto individual de cada um. Assim, a vantagem do modelo perfurado está na possibilidade de integrar o lado interno da construção com o lado externo.

Folding Sliding

Sendo um dos mais diferentes da nossa lista, o folding sliding tem uma característica peculiar, de se colocar para proteção solar. Nesse caso, seu revestimento é todo de painel, usando modelos articulados.

Quanto ao seu design, o modelo permite o uso de diversas cores e as famosas perfurações, que podem ser colocadas dentro ou fora do espaço. Além disso, toda a parte de fixar o sistema é feito com alumínio.

O uso do alumínio para esse caso acaba aumentando, e muito, a resistência do modelo folding sliding. Hoje em dia, é um dos principais motivos para esse modelo estar sendo tão usado.

Já que, em uma só vez, consegue unir proteção solar, design customizável e resistência pela criação em alumínio. Dessa forma, é um ótimo custo benefício.

ProdEX

Desenvolvido pela Prodema, o modelo prodex é bastante exclusivo, feito com resinas e papel. Assim, hoje em dia, é a grande aposta do mercado como produto inovador.

Já que, em sua maior parte, possui uma composição de madeira que não é vista por aqui. Pensando nisso, estar com uma fachada nesse estilo é ter absoluta garantia que será algo único e exclusivo.

Por isso, se a ideia é ousar e manter um charme das fachadas, o modelo prodex é bastante indicado para isso. Assim, basta repassar o design que preferir para se usar com um modelo de madeira inovador.

Quer saber mais sobre o tema? Consulte nosso blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário