Conhecendo a versatilidade das fachadas têxteis, é possível de se imaginar a quantidade de construções que podem ser feitas usando esse material. Pensando nisso, quais são as construções mais famosas do mundo?

É interessante pensar como cada modelo de prédio usa a fachada têxtil de uma forma, fazendo uso de todas as características do tipo têxtil. Por exemplo, a capacidade de se adaptar a diversos ambientes ou estruturas internas.

Outra característica visível nos modelos encontrados é a modulação, onde o construtor pode usar tecidos diversos para fazer formas, estruturas, designs diversos. Por isso, hoje vamos passar por algumas das principais construções que representam o uso desse material.

Por exemplo, a fachada têxtil é usada desde um edifício residencial até um grande ginásio esportivo. Assim, vamos aos grandes destaques pelo mundo.

Bragado, Buenos Aires

Localizado na Argentina, em sua capital Buenos Aires, o edifício Bragado é de autoria da empresa BBC Arquitectos. Assim, hoje é um dos prédios mais famosos da cidade desde sua inauguração em 2018.

No prédio, foi usado um plano completo feito em fachada têxtil com toldos microperfurados, fazendo o conhecido trabalho de regulagem de clima. Além disso, acaba conseguindo manter a privacidade do local enquanto ameniza a luz que entra no edifício.

Para manter o contraste, a BBC criou um segundo plano, com vidros para um visual completo, sendo colocado abaixo da fachada têxtil. Com isso, manteve um aspecto de elegância e funcionalidades.

JMG, Santiago

Ainda na América do Sul, mais precisamente em Santiago, no Chile, está uma das fachadas têxteis mais intrigantes. Afinal, estamos falando de um grande ginásio esportivo chamado JMG.

Internamente, o JMG funciona como uma grande barraca de material metálico, que funciona como a estrutura de suporte. Assim, toda a parte exterior é feita por uma grande fachada têxtil que parece uma tela branca.

Ao ver completo, é possível perceber o design de barraca sendo construído e muito bem apresentado. Com a fachada, que é feita em policarbonato, o ginásio consegue ter uma manutenção de luz natural e suficiente para as atividades praticadas.

Durante a noite, é como se a barraca virasse um abajur, reluzindo as luzes para a cidade. Assim, é um edifício bastante conhecido e popular da cidade, além de ter dado uma grande solução para o uso da fachada, em um local aparentemente inusitado.

Parque da ciência e tecnologia, Catalunha

Indo para o continente europeu, existe, na Espanha, uma das grandes obras de arte que usam fachadas têxteis. Assim, criado em 2011 na Catalunha, o parque de ciência e tecnologia chamada atenção já a longas distâncias.

A grande sacada dessa construção é que a fachada têxtil foi usada com maestria em uma das suas principais características: restaurar prédios antigos. Dessa forma, funcionou como uma reformulação para o que era um parque desgastado.

Nesse caso, a última camada é como se fosse um grande cobertor para as estruturas que foram restauradas, em uma espécie de tecido tensionado. Olhando de longe, é possível perceber que tem o visual de uma névoa que abrange toda a extensão.

Assim, funciona como uma concavidade que redireciona a vista para a praça, em frente ao parque. Por isso, é bastante conhecido e apreciado pelos espanhóis.

Academia NRW, Monchengladbach

Na Alemanha, desde 2018, existe um dos maiores prédios que fazem uso desse estilo de fachada. Nesse caso, estamos falando da academia têxtil NRW, em Monchengladbach.

O design do projeto foi todo muito bem trabalhado, de forma que pudesse mostrar a parte interna do prédio, dando uma aspecto visual único. Com isso, é possível perceber que existe um trabalho delicado de percepção das propriedades do tecido.

A academia contém três espaços com uma grande coberta por cima, com uma espécie de tecido prateado e brilhante, com um aspecto ondulado para dar a visão de movimento. Dessa forma, funciona como uma cortina transparente.

Da forma como foi construída, a noite, o espaço fica bastante reluzente e deixa um aspecto muito delicado para o restante da cidade.

Aeroporto de Denver

Muito se engana quem acha que a fachada têxtil surgiu recentemente. Na verdade, apenas sua explosão parece ocorrer agora, porquê seu surgimento já ocorreu a diversos anos.

Um grande exemplo disso é o famoso aeroporto internacional de Denver, nos Estados Unidos, construído em 1995. Ali, temos um dos aeroportos mais movimentados da América do Norte.

Assim, afastando as imagens, é possível perceber que a estrutura está desenhada como membranas de fibra de vidro. Em geral, a ideia por trás da construção do aeroporto foi desenhar as montanhas que são possíveis de ver logo atrás do prédio.

Ou seja, é quase uma homenagem ao próprio local onde o aeroporto se insere. Com isso, acaba fazendo um excelente contraste entre o que é real, as montanhas, e o que seria sua releitura, o aeroporto.

Hoje em dia, é tido como uma das principais exposições da fachada têxtil.

Quer saber mais sobre o tema? Consulte nosso blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário