Certificação LEED A Verdade Por Trás da Sustentabilidade em Brises

Atualmente, os Brises têm se tornado comum no planejamento e construção de obras, mas, você sabe para que serve sua certificação LEED?

Sabemos que os Brises trazem eficiência energética na arquitetura, certo? Mas, por trás disso é preciso algo que determine e comprove sua sustentabilidade.

É aí então, que o selo LEED entra, a fim de certificar as edificações que seguem esses parâmetros, portanto, falaremos mais desse assunto aqui.

O Que É Certificação LEED?

O Que É Certificação LEED

Conhecida como certificação ou até mesmo selo LEED, ambos vêm de Leadership in Energy and Environmental Design.

Ou, em português, Liderança em Energia e Design Ambiental. Um conceito esse que vem modificando a forma como os planejamento de comunidades e edificações são feitos.

Considerando ainda, as operações e a construção em si, se voltando cada vez mais para as edificações verdes (green buildings) e na sustentabilidade ambiental arquitetônica.

Portanto, a certificação LEED pode ser aplicada a qualquer empreendimento, desde que cumpram suas 8 dimensões analisadas.

Vale destacar que cada uma delas possui créditos/recomendações e pré-requisitos/práticas obrigatórias. Logo, garantindo os pontos que irão determinar o nível desse selo.

De forma geral, variando entre 40 a 110 pontos que são classificados nos seguintes níveis:

  • Certificado – até 49 pontos;
  • Silver – de 50 a 59 pontos;
  • Gold – de 60 a 79 pontos;
  • Platinum – a partir de 80 pontos.

Sua orientação ambiental visa a incentivar mudanças em projetos civis, trazendo cada vez mais eficiência energética na arquitetura.

Como funciona a certificação LEED?

Primeiramente, a certificação LEED analisa 4 diferentes tipologias, identificando aquela que corresponde as necessidades de cada empreendimento.

  • Novas construções e grandes reformas;
  • Escritórios comerciais e lojas de varejo;
  • Empreendimentos existentes;
  • Bairros.

Depois disso, essas tipologias irão analisar ainda 8 áreas, como mencionamos anteriormente. Estando assim, entre elas:

  • Espaço sustentável;
  • Inovação e processos;
  • Créditos de prioridade regional;
  • Energia e atmosfera;
  • Materiais e recursos;
  • Qualidade ambiental interna;
  • Eficiência do uso da água;
  • Localização e transporte.

Os pré-requisitos são ações obrigatórias que, quando não cumpridas, mesmo que apenas uma, inviabiliza o recebimento desse selo.

Enquanto os créditos, são ações sugeridas pelo LEED. Com foco no desempenho e performance, seu cumprimento auxilia na obtenção de pontos.

Importância Da Sustentabilidade Em Obras

Importância Da Sustentabilidade Em Obras

Diversos são os benefícios que uma edificação sustentável, com a certificação LEED pode oferecer, entre eles vemos a redução do(s):

Todos esses dados representam hoje, um média obtida apenas no Brasil e que demonstram como é possível tornar o planejamento de obras e sua execução, cada vez mais limpo.

Com vantagens ambientais que vão além demonstrando, por exemplo, uma redução na extração de recursos naturais.

Assim como, implementação de práticas mais conscientes, prevenção das mudanças climáticas, criação de tecnologias de impacto ambiental reduzido, etc.

Além disso, esse selo auxilia em benefícios que vão além dos ambientais, ou seja, se voltando ainda aos aspectos:

  • Econômicos: com a redução de custos operacionais e riscos regulatórios. Bem como, na maior retenção e na velocidade de ocupação de edificações, que se mostram modernas não se tornando facilmente obsoletas;
  • Sociais: traz mais segurança e saúde para os colaboradores das obras e futuros ocupantes das edificações. Além de capacitar profissionais, incentivar a inclusão social, conscientizar o profissional e aumentar a responsabilidade socioambiental de fornecedores. Sem contar ainda, com o aumento da produtividade nas obras e fomentação das políticas públicas de Construção Sustentável.

Conclusão

Conclusão

Foi possível então, ver ao longo deste artigo, o que é a certificação LEED que verifica e valida a sustentabilidade de edificações.

Trazendo assim, inúmeros benefícios para o meio ambiente, no meio social e econômico. Os Brises são uma das tecnologias que fazem parte e fomentam essa mudança!

Se você gostou deste artigo ou até mesmo, possui alguma dúvida, fale conosco nos comentários e compartilhe com seus amigos da área.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário