Brises O Passo a Passo Completo e Fácil para Escolher o Seu

Um sistema que vem se tornando cada vez mais comum, os Brises são uma tecnologia que auxilia na redução da absorção de sol e que por isso, vem se tornando cada vez mais presente no planejamento de obras.

No entanto, como escolher a melhor opção para o seu projeto? Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como tomar essa decisão.

Foi pensando nisso que resolvemos abordar o assunto ao longo deste artigo. Continue lendo e tire suas dúvidas.

Brises, Como Escolher O Mais Adequado?

Brises Como Escolher O Mais Adequado

Anteriormente aqui no blog, falamos sobre os tipos de sistemas Brises que existem, hoje, no mercado, sendo basicamente dois modelos:

  • Fixo: é aquele no qual, suas lâminas são fixas, e não há a possibilidade de movimentação das aletas para definição da angulação, sendo esta definida de acordo com o modelo do brise, ou no momento da instalação
  • Móvel: aqui, as lâminas são geralmente dispostas lado a lado, e unidas através de uma barra de comando, sendo possível a movimentação das aletas, alterando a angulação conforme necessidade de projeto.

Em relação a sua composição, os brises podem ser de alumínio, PVC, aço, madeira, e alguns casos até em concreto.

Independentemente, do modelo utilizado, sua principal função é proteger a edificação da incidência solar durante o dia. Além disso, para escolher seu modelo, alguns dos fatores que devem ser considerados são:

  • Dimensões;
  • Funcionalidades;
  • Orientação da fachada;
  • Peso e estrutura de fixação;
  • Clima e aspectos como facilidade de manutenção.

Dicas para melhor escolher seu Brises:

Para auxiliar você na escolha mais adequada dos seus Brises, separei a seguir algumas dicas simples, confira.

  • Questões climáticas: Em ambiente muito quentes, os Brises devem ser pensados de forma a reduzir o calor. Já em locais mais gelados, esse deve ser pensado de modo a manter o conforto térmico. A orientação dos brises em relação à fachada da edificação também é importante na tomada de decisão, em alguns casos sendo necessário fazer um estudo solar para posicionar as aletas na vertical ou na horizontal.
  • Questões estéticas: Não é novidade que os brises cada vez mais estão fazendo a função estética das fachadas, sendo utilizados em panos inteiros criando uma espécie de nova pele para a edificação. É possível a utilização de estruturas metálicas para afastar essa nova fachada da parede, criando uma nova estética sem reformar a antiga.
  • Áreas Técnicas: No planejamento de obras, é importante pensar ainda no seu uso em garagens proporcionando maior ventilação, para dissipar as altas temperaturas que esses costumam concentrar; Bem como na utilização nas áreas técnicas de edifícios residenciais ou comerciais, onde se fazem necessários os fechamentos parciais das máquinas de ar condicionados em função da ventilação. Nesse caso, utilizamos os brises fixos.

Conclusão

Conclusão

Portanto, a escolha dos Brises deve ser feita de forma a melhor agregar valor desde o planejamento das obras até seu resultado final.

Isso porque esse sistema possui inúmeras vantagens em seu uso. Sendo assim, algumas delas:

  • Conforto e adaptação térmica;
  • Redução dos gastos com iluminação e climatização.

Apesar de muitas vezes serem incorporados com teores estéticos, suas principais funcionalidades são a de agregar valor através do conforto e bem-estar.

O que você achou destas dicas? Conte para nós nos comentários e compartilhe!

Nos procure! Podemos fazer uma sugestão para o seu projeto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário