Uma iluminação certa pode mudar completamente o ambiente, seja residencial ou comercial. Apostar na iluminação natural traz muitos benefícios, tanto financeiros, quanto para o planeta. Ao implantar um sistema assim, os recursos de energia são menos utilizados, sendo um método para diminuir os gastos e ajudar o planeta.

A iluminação é uma das características super importantes na elaboração de um projeto arquitetônico. Alguns são feitos a partir do conceito de sustentabilidade e eficiência energética.  Existem muitas possibilidades para explorar em relação a utilização da entrada de iluminação natural.

Esse elemento complementa a estética e beleza dos espaços.

Aproveitando a luz do sol

Para capturar a luz do sol, a localização do seu imóvel faz parte desse procedimento. As aberturas da sua construção, as portas e janelas devem seguir a inclinação do sol. O mais recomendado é que as aberturas sejam feitas direcionadas para o sul.

A direção sul recebe pouca incidência do sol, permitindo que a entrada de luz seja suave e melhore o visual.  Segundo o arquiteto Moacyr Corsi, da Corsi Arquitetura, algumas orientações precisam ser seguidas: “a face sul recebe pouca ou nenhuma incidência de sol. Por isso, fazer grandes aberturas não só permite que a luz entre na edificação de maneira suave, mas também melhora a questão visual e favorece a entrada de ventos predominantes do Sudeste”, o arquiteto explica.

Fachadas que possuem entrada do sol o dia inteiro, principalmente no período da tarde, precisam de proteção que pode ser feita por algum elemento arquitetônico, como marquises, varanda ou brises.

Observar a carta solar é essencial para construir boa iluminação no local. Quando a luz do sol da tarde bate direto na janela, é praticamente impossível aproveitar a iluminação, porque nesse horário é muito forte e as pessoas do locais tem a visão incomodada.

Iluminação com brise

O brise é um elemento que protege o interior de um ambiente da incidência da luz solar. Seu formato mais conhecido é em lâminas, chamadas aletas, que são colocadas no lado de fora de janelas, dentro de vãos ou em fachadas inteiras. O brise protege o ambiente dos raios solares e garante que quem está do lado de dentro de uma edificação consiga ter uma boa visão do que está do lado de fora. Além disso, ele ajuda no conforto térmico. Saiba mais sobre brises.

Dica de iluminação simples

Uma dica simples é: abrir as janelas durante o dia, além da entrada de luz, o ambiente recebe também uma ventilação natural. Com esse recurso, você poderá dispensar a utilização do ventilador e ar-condicionado e de lâmpadas. Isso vai gerar uma economia considerável no fim do mês.

Iluminação natural e as pessoas do local

A luz do sol, na medida certa, faz bem a todos os seres vivos. O ser humano, por exemplo, desperta automaticamente com a presença da luz, que não somente só para acorda, como traz energia, alegria e disposição.

Por ser uma boa técnica, muitos ambientes corporativos investem nesse tipo de iluminação para trazer um ambiente diferenciados para os colaboradores, com mais conforto, tranquilidade e bom humor.

A iluminação afeta diretamente o comportamento dos seres humanos, regulando e definindo o ciclo biológico e produzindo reações aos nossos corpos. Como se pela luz o corpo entendesse que é o momento de realizar atividades e funcionar melhor. Por outro lado, locais mal iluminados comprometem o desempenho de quem está ali, pois o corpo entende a falta de luz como momento de descansar.

Baixe o nosso E-book Como Escolher o Revestimento para sua Fachada

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário