A tecnologia criou outras ferramentas para se adquirir conhecimento. Antigamente, o conhecimento só era obtido através de livros e aulas. Hoje, tudo está diferente, pois toda boa história se transforma em filmes, séries ou documentários, e assistir se tornou uma prática de estudo e diversão ao mesmo tempo.

Compartilhamos indicações de algumas produções cinematográficas, no qual através delas podemos ter uma experiência diferenciada, com aproximação de histórias e personagens do mundo da arquitetura. Enquanto os filmes possuem um pouco de fantasia, os documentários seguem a realidade com detalhes.

Essa uma seleção de filmes sobre esse mundo de construções para você ficar por dentro do que existe de produção. Confira também nossa seleção de documentários e séries.

Tempo de recomeçar

  • Lançamento: setembro de 2001 (EUA)
  • Duração: 2h 7m

Um homem diagnosticado com câncer em estado terminal tenta se reconciliar com o filho. Quando vão passar o verão juntos, eles constroem a casa dos sonhos, e esse trabalho reconstrói o relacionamento dos dois

A vida é um sopro

  • Lançamento: abril de 2007 (Brasil)
  • Duração: 1h32m

A vida é um Sopro é um documentário brasileiro sobre a vida de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais conhecidos, renomados e influentes do Brasil.

A produção mostra, de forma descontraída, a vida, projetos, obras e histórias de Niemeyer. Também conta com a participação de renomados artistas brasileiros, como Jose Saramago, Chico Buarque, Ferreira Gular, Nelson Pereira, entre outros.

Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual

  • Lançamento: 2011 (Argentina)
  • Duração: 1h32m

O principal objetivo de Medianeras, é retratar a solidão da vida urbana. O quanto a sociedade moderna tem afeta nossa capacidade de se relacionar. Martín e Mariana são pessoas solitárias que possuem dificuldades em se relacionar com o resto do mundo. Eles moram em Buenos Aires e sempre se cruzam nos centros urbanos da cidade, mas nunca conseguiram se ver. A arquitetura da metrópole os une, mas também os separam.

É na internet que eles procuram companhia e compartilham suas lágrimas e alegrias. O filme retrata um tipo de solidão que não é dramática, sendo algo comum, que a sociedade está acostumada, a solidão urbana, que sentimos quando estamos rodeados por desconhecidos.

A origem

  • Lançamento: 2010 (EUA)
  • Duração: 2h42m

É uma produção de ficção científica, mas está muito relacionado à arquitetura, devido suas passagens por locais com construções magníficas.

É um dos filmes que retrata um mundo onde é possível entrar na mente humana. Cobb, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um dos melhores do segmento para roubar segredos dos inconscientes das pessoas. A produção se baseia nas tentativas de Cobb entrar em mentes e conseguir segredos em troca da sua liberdade.  Para a construção desses espaços imaginários, ele conta com a ajuda da arquiteta de sonhos, Ariadne (Ellen Page), que consegue deixar o mundo imaginário exatamente igual o da realidade.

A participação de arquitetos é indispensável na construção dessa ambientação do mundo dos sonhos, no filme.

O homem ao lado

  • Lançamento: 2009 (Argentina)
  • Duração: 1h50m

O filme retrata a vida de um designer industrial. Leonardo (Rafael Spreguelburd) vive com a filha, a esposa e a empregada na única casa feita pelo arquiteto Le Corbuusier na América, em La plata,a casa Curutchet.

O drama se desenvolva partir dos desentendimentos entre Leonardo e um vizinho que resolve fazer uma obra na casa ao lado.

La sapienza

  • Lançamento: 2014
  • Duração: 1h47m

Alexandre, um renomado arquiteto, decide passar um tempo na Itália para terminar um livro. Durante esse período, eles visitam as obras de Francesco Borromim e conhecem dois irmãos que os ajudam a redescobrir sua escrita e têm uma vida transformada a partir dessas construções históricas.  

Meia noite em Paris

  • Lançamento: 2011 (EUA)
  • Duração: 1h40m

Um jovem escritor vai à Paris, com a noiva, em busca de inspiração para escrevre um romance.

Ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de escritores que os levam para uma viagem no passado.

Baixe nosso E-bookComo Escolher o Revestimento para sua Fachada

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário