Em toda construção existem as etapas de finalizações, uma delas são os revestimentos das fachadas. Essa é uma parte fundamental para o acabamento do projeto, por meio dela é possível criar uma experiência desde a entrada do local até a saída, o primeiro e último contato do cliente com a construção. Saiba mais sobre fachadas aqui.

Elas são as faces exteriores, a visualização do externo e até mesmo a vista principal da obra. É como as pessoas de fora vão visualizar e identificar o projeto, através de características específicas dele.   As fachadas representam o visual do todo e, partir delas é possível identificar o estilo arquitetônico da construção. Se ela for a ideal, além dos benefícios estéticos e térmicos, ela também pode agregar valor e preço ao imóvel.

A primeira impressão pode ser a que fica sim.  O primeiro contato com sua obra pode atrair completamente ou pode nem mesmo despertar o interesse de quem está visualizando.

As fachadas são divididas em frontal, posterior e lateral.

Fachada frontal

É parte de frente da construção, a que dá acesso. Geralmente é a que possui mais acabamentos e detalhes. Também é considerada a principal fachada de uma construção, pois ela estará de frente para a rua.  

Fachada posterior

É parte de trás do edifício, casa ou construção. Geralmente possui um acabamento mais simplificado.

Fachada lateral

As fachadas laterais também são bem visualizadas, no entanto, menos detalhadas. Elas são um complemento da fachada principal, que é a frontal.

Principais estilos de fachadas

Elas podem ser em vários estilos. Inclusive, serem personalizadas e vistas como o reflexo do proprietário, que constrói uma identidade de acordo com sua personalidade. É aqui que a obra vai revelar seu conceito. Confira os estilos de fachadas mais comuns e utilizados:

  • Estilo Contemporâneo

As fachadas contemporâneas são marcadas por suas linhas geométricas, tanto verticais como horizontais. Elas possuem uma estética aparentemente simples, sofisticadas e minimalistas, que é o conceito do novo elegante. Com um design assimétricos, essas construções possuem dinamismo e modernidade, com características capazes de se automatizar e modificar.

O visual contemporâneo traz uma sensação de leveza, limpeza e paz interior, fator gerado também pela utilização de cores neutras, claras e pastéis.

Os materiais mais utilizados nessas construções são pedras, concretos e vidros.

  • Estilo Colonial ou Clássica

As construções com estilo colonial são modelos que lembram a colonização. Geralmente, são encontradas em cidades históricas. Elas possuem características como telhados com inclinação, são bem simétricas e utilizavam madeiras em quase todas as portas e janelas.

Atualmente, os modelos coloniais são utilizados como referência, são chamadas de fachadas clássicas ou neoclássicas, pois possuem uma estrutura parecida com a colonial, no entanto, com uma aparência bem mais modernizada. São altas, com colunas aparentes, janelas grandes e com traços do estilo contemporâneo, com cores leves e aparência minimalista. 

  • Estilo Rústica

A fachada rústica é uma das mais singulares. Ela traz muita personalidade e autenticidade para a construção. Geralmente, esse estilo faz sucesso, seja ele em grandes ou pequenas cidades. O estilo traz uma sensação de contato com a natureza, por meio da utilização da madeira, que é o principal material utilizado no Rústico. Também são utilizados materiais como tijolos, pedras e até mesmo o vidro.  

As fachadas podem ser construídas de acordo com a preferência do cliente, não pertencendo a nenhum dos estilos citados. Existem outras que são resultado de uma mistura ou extensão dos estilos.

O que compõe uma fachada

A fachada é o que compõe a área visível do imóvel.  São paredes externas, Brises, texturas, vidros, portas, janelas, sacadas, portões de garagem, etc.

Para saber mais sobre brises, baixe o nosso e-Book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada”

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário